domingo, 18 de março de 2012

Melbourne - 2012

  

   A temporada de 2012 da formula 1 começou com algumas semelhanças e muitas diferenças em relação ao ano que passou. A pista da Austrália sempre trás surpresas, pois é traiçoeira e, por ser a estréia da temporada, os carros estão em diferentes níveis de desenvolvimento quando correm no seu asfalto liso.

   Começando pelas semelhanças, Jenson Button continua o mesmo. Seu estilo limpo de guiar encaixa perfeitamente com a necessidade de economizar pneus que o regulamento exige, ao contrário de Lewis Hamilton, seu companheiro de McLaren. Button venceu tranquilamente, sem brigar com o carro.

   Hamilton largou na pole, chegou em terceiro e saiu do carro com ares de depressão, como quem diz: "- Como ele consegue e eu não?"

   Ainda nas semelhanças, a Ferrari continua a mesma carroça de 2011. Novamente erraram a mão ao construir o modelo novo. Nada mudou. Alonso tira leite de pedra (chegou em 5º na Austrália) e Massa reclama do equilíbrio do carro, que parece minha vó com labirintite.

   No final da corrida Felipe disputava um importantíssimo 14º lugar (!) com Bruno Senna, as duas esperanças brasileiras se tocaram e fim de corrida para seus guerreiros torcedores. Senna e Massa combinaram no discurso nacionalista e disseram ser uma acidente normal de corrida. Não sei se mais alguém concorda, mas eu vi Massa jogando a Ferrari e causando a batida.



   Agora sim, vamos ao que mudou. Santo Antônio de Interlagos, o santo protetor dos designers de Formula 1, rogou por nós e deu a vitória a um carro que não possui aquele horroroso degrau no nariz. Para o bem dos nossos olhos, tomara que as outras equipes copiem a McLaren.
 
   A maior mudança foi a falta de Vettel no topo do pódio. O alemãozinho bi-campeão chegou em segundo lugar, após largar na terceira fila. A Red Bull vai ter que melhorar para alcançar a McLaren esse ano. Essa melhora não virá para a Malásia, pois a próxima corrida já é na semana que vem.